Este Blog mudou de endereço. Clique para acessar o NOVO blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

JOGO DO COMPASSO: Brincadeira com espiritos?

O Jornal Hoje, que foi ao ar no horario do almoço de hoje (5/10), trouxe uma reportagem sobre a "Brincadeira do Compasso". Como sempre, a Globo passou isso como uma brincadeira "divertida" entre adolescentes, mas na verdade, esta é uma maneira do adolescente sutilmente adentrar o mundo do espiritismo, atraído pela curiosidade.

Entenda como funciona o Jogo do Compasso. A seguir está o video com a reportagem da Rede Globo.



A Reportagem da Globo



O Perigo do Jogo

O Jornal O Dia On-line, do Rio, traz uma reportagem de 10 jovens estudantes do Instituto Politécnico Millennium que entraram em transe depois de participar de um jogo de perguntas e respostas, com um compasso, uma variante da antiga brincadeira do copo, que se move em direção às letras do alfabeto escritas numa folha de papel e que é febre no YouTube e no Orkut.
O fato assustou professores, alunos e pais.

Para a doutora em Psicologia Clínica da PUC, Teresa Negreiros, a situação é mais grave para quem tem predisposição para distúrbios mentais. “Pode levar a um surto psicótico”, diz.


A brincadeira do copo ou do compasso tem origem no fenômeno das Mesas Girantes, uma prática que virou moda no século 19 na Europa, atiçando a curiosidade de Allan Kardec, pai do espiritismo. Com as mãos sobre a mesa, pessoas alegavam fazer contato com espíritos. Para os cientistas, no entanto, os movimentos feitos pelo grupo ao redor das mesas não passam de manifestações inconscientes.
 
 
Como Funciona o Jogo
 
Numa Folha, colam o alfabeto, as palavras SIM, NÃO
 


Com um compasso no centro, começam a fazer perguntas, e a outra ponta do compasso vai apontando as respostas.

Adolescentes que tiveram contato com o jogo relatam que quando perguntam se podem sair do jogo, a resposta é NÃO; e aqueles que desistem da brincadeira, sofrem vendo vultos, portas baterem, relatam acontecimentos desastrosos na familia. Abaixo deixo a disposição alguns links de relatos de adolescentes:

http://reinodohorror.blogspot.com/2008/05/maldito-jogo-do-compasso.html

http://www.sobrenatural.org/relato/detalhar/12577/na_escola_com_o_compasso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário