Este Blog mudou de endereço. Clique para acessar o NOVO blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Que tal uma cidade onde ninguém tem carro?


Quem sabe pelo título você logo está pensando em uma cidadezinha do interior, ou coisa semelhante. Mas não estou falando disso. O que acha de projetarmos uma cidade, para habitantes que aceitem ter uma vida sem automóveis. Ta achando que é coisa da minha cabeça? Não é! Esta já cidade existe. Chama-se Vauban, na Alemanha.

Nas ruas de Vauban os carros estão totalmente ausentes - com exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg, e de umas poucas ruas na zona limítrofe da comunidade. A propriedade de automóveis é permitida, mas só há dois locais para estacionamento - grandes garagens localizadas no limite da comunidade, onde os proprietários compram uma vaga, por US$ 40 mil, juntamente com uma casa.

Como resultado, 70% das famílias de Vauban não têm automóveis, e 57% venderam o carro para morar na cidade. 

Já pensou em morar em lugar assim?

Segundo o jornal que publicou esta notícia, a cidade de Vauban é um exemplo da crescente tendência na Europa e nos Estados Unidos. "Trata-se da separação entre a vida suburbana e a utilização de automóveis, como parte integrante de um movimento chamado de "planejamento inteligente".

Fonte: Jornal The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário