Este Blog mudou de endereço. Clique para acessar o NOVO blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Por que no Japão não existem enchentes?

Japão vive neste momento o dilema pós-terremotos, maremoto, principalmente com a usina nuclear de Fukushima. Mas a estrutura e o planejamento deste país é um exemplo para nós.
Porém o Japão não sofre apenas com os terremotos. Anualmente acontece cerca de 25 tufões em seu território. Tem idéia do que é isso? Dois ou três tufões atingem Tóquio, com fortíssimas chuvas, durante várias horas ininterruptamente. em alguns casos, estas fortes chuvas duram um dia inteiro!
Mas, porque não vemos casos de enchentes ou alagamentos na cidade?

O que diferencia no Japão é planejamento e importância dada ao trabalho preventivo. No Brasil estamos acostumados a correr atrás do prejuízo. Governos sempre tentando soluções para os problemas já existentes.
Pouca coisa vemos do trabalho de prever enchentes, proteger áreas de risco. 
Que tal aprendermos com o Japão um pouco sobre prevenção?

Entenda nas fotos a seguir, porque em Tóquio não há enchentes...






O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.

A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação.  É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas.  A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 HP de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior. 




3 comentários:

  1. Nossa, que legal, o Brasil está precisando de um desses!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o Brasil está precisando urgente um desses poços!! Mas como o Brasil sempre é atrasado fazer o que ?!. Ainda quer ser país de primeiro mundo !

    ResponderExcluir
  3. Querer comparar Brasil com outras nações (DESENVOLVIDAS) é irônico não faz nem 200 anos que nosso país é independente , em termos de educação a 1° universidade a (USP) não possui nem um centenário de existência , a educação nunca foi prioridade no país além do mais se queremos tecnologia ou a solução é privatizar empresas ou pagar absurdos por "royalties" , como pensar em desenvolvimentos se somos devedores (Fmi) ? Claro hoje a divida se tornou interna graças a eficiência da gestão "Lula" , concertando a burradas do antigo presidente ! Junior/1993

    ResponderExcluir